Estamos chegando ao inverno, estação do ano de baixas temperaturas e tempo seco. E por causa disso, também aparecem os problemas de saúde causados durante a estação, como a gripe, por exemplo. E esta doença também pode afetar os cães.
Se você̂ tem um cão em casa, é importante ver estas dicas sobre os sintomas da doença, e também saber que há a possibilidade de vacinar o seu amigo.
Os sinais de que o cão pode ter gripe
Assim como nos seres humanos, os cães apresentam alguns sintomas da gripe que difere aos dos humanos. Pois a gripe canina é causada por três agentes, composto por uma bactéria chamada Bordetella Bronchiseptica e dois tipos de vírus chamados de Adenovírus e Parainfluienza.
Entre os sintomas clínicos típicos estão: acesso de tosse seca podendo ser confundida com engasgos que pode piorar quando o animal se exercitar, as vezes o animal pode vir a expectorar uma secreção similar a uma espuma branca. Quando a gripe não é tratada precocemente a mesma pode evoluir para uma Broncopneumonia que causará ainda a perda de apetite, corrimento ocular, coriza, febre, cansaço e apatia.
Felizmente, é possível que seu animal de estimação seja curado desta gripe. Mas, para que isso aconteça da melhor maneira, é importante sempre levá-lo a um médico veterinário, a fim de evitar maiores complicações.
Consultando um médico veterinário
Se você̂ ver que o seu amigo está apresentando os primeiros sintomas de uma gripe, é bom já levá-ló a um médico veterinário o quanto antes. Isso para que logo haja uma confirmação do diagnóstico, e o animal já́ receba o tratamento adequado para que assim evite as complicações do curso da doença.
O tratamento para a gripe canina pode depender de alguns fatores, como por exemplo, a idade do animal, seu estado de saúde geral, e também quanto a sua imunidade.
Os cuidados serão maiores se o cão for filhote ou idoso, e também se ele tem algum tipo de doença crônica. Nestes casos, os animais podem estar com maior vulnerabilidade para ter complicações.
Se necessário, o médico veterinário irá receitar algum medicamento ao seu amigo de quatro patas.
Importante salientar que existe a vacina. Com isso é importante verificar com o médico veterinário o melhor momento para vacinar seu amigo.
Lembre-se: medique apenas com os remédios que lhe forem prescritos por um médico veterinário
É importante lembrar sempre de que você̂ só́ poderá́ dar ao seu amigo os medicamentos que lhe forem prescritos por um médico veterinário. Também é preciso respeitar as doses e os horários indicados para fornecer estes medicamentos.
Da mesma forma, jamais medique o animal com remédios que você̂ e seus familiares usam para combater a gripe. Isso pode trazer sérios problemas para o seu amigo.
Alguns medicamentos desenvolvidos para seres humanos podem ser extremamente tóxicos para os cães. Em alguns casos, podendo causar graves intoxicações.
Proteja-o do frio
Se você̂ sair com seu animal para um passeio na rua, é importante fazer estes quando não há frio tão extremo na área externa. E de preferência, colocando uma roupa que o proteja de baixas temperaturas. E dentro de casa, é importante protegê-ló das correntes de ar.
Com estes cuidados, além de oferecer muito carinho e amor ao seu animal, é possível prevenir ele da gripe canina. Para que ele possa se manter feliz e brincando com todos.
Vacinação em cães contra gripe
Todos os cães devem receber a vacinação a partir dos dois meses de vida. E anualmente receber o reforço para mantê-ló imunizado. Assim evitando que seu animal se contagie e desenvolva a gripe canina.
“Prevenir é a melhor maneira de proteger seu amigo contra a gripe”
Quer mais informações sobre vacinar seu pet, clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp!
Comentários