(11) 3642-1118 contato@vilalldogs.com.br

A síndrome do abandono em cães é muito mais comum do que as pessoas imaginam, e ao contrário do que podem pensar, pode sim ser tratada. Quer descobrir como tratar a síndrome do abandono no seu pet?

Então veio ao lugar certo! Confira a seguir algumas dicas de como amenizar os sintomas até que eles desapareçam. Mas, antes de tudo, que tal dar uma aprofundada no problema? Assim, você pode entender melhor do que se trata e também enxergar de fato pelo que seu animal está passando.

Como tratar a síndrome do abandono em cahorros

A Síndrome do abandono, embora o nome até possa sugerir tal entendimento, nada tem a ver com o abandono propriamente dito do animal. Não quer dizer que são sintomas causados por uma situação anterior de abandono, nem nada disso.

A síndrome do abandono é um estado emocional do seu pet, causado pelo tempo que ele fica sozinho em casa, o que é muito comum, visto que a grande maioria dos tutores de pets trabalha e passa a maior parte do dia fora.

Como identificar a síndrome do abandono?

O seu pet tem tremores pelo corpo quando você chega em casa? Esse é o primeiro sinal da síndrome do abandono. Além disso, ele pode também insistir em fazer xixi em locais inapropriados, ou até mesmo destruir objetos pela casa. Isso é um sinal de rancor, também causado pela síndrome.

Em alguns casos, os animais até comem as próprias fezes, e outros até podem chegar a desmaiar, o que caracteriza o quadro mais grave de todos. De qualquer forma, tudo isso pode ser controlado.

Trabalhe no comportamento do animal

De nada adianta gritar, assustar, agredir o pet. Animais não são racionais como nós, e se não são corrigidos no momento em que estão fazendo algo de errado, nem sabem porque estão sendo punidos.

Você precisa trabalhar no comportamento dele de uma forma geral, e isso deve ser feito no dia a dia, afim de que o animal realmente aprenda e entenda aquilo que você espera dele. Acredite ou não, mas isso ajuda muito.

Se você achar que precisa de ajuda profissional, então conte com um adestrador. Às vezes, ele te ajuda a se comunicar melhor com o seu pet.

Remédios naturais

A síndrome do abandono é causada em animais que sentem ciúme excessivo do dono, que são ansiosos ou que são impulsivos. Por isso, calmantes podem ajudar, mas de preferência naturais, para que não afete a saúde do seu animal.

Existem florais que ajudam a trabalhar no comportamento dos bichinhos, mas se por acaso o seu animal já tem problemas de saúde, é melhor consultar a opinião de um veterinário antes, afinal, você não quer colocar a vida dele em risco, não é verdade?

E por último, seja paciente com o seu pet! Animais agem por instinto e não são racionais como nós, por isso, precisam de todo carinho e compreensão para enfrentar problemas, se você tratá-lo bem, isso culminará na cura ainda mais rápida da síndrome do abandono.

Tenha mais informações e aconselhamento profissional com nossa equipe Veterinária da Vilalldogs

 

Talvez você se interesse por estes artigos:

Os benefícios da castração cães e gatos

O que é leishmaniose em cães, quais sintomas e como prevenir?

Limpeza de tártaro em cães e gatos, quais perigos e benefícios em fazer?