(11) 3642-1118 contato@vilalldogs.com.br
Verão chegando a estação mais quente e alegre do ano, mas infelizmente esconde alguns perigos para os nossos bichinhos.

Isso porque temperaturas altas, com uma grande oscilação da umidade do ar, sempre alternando dias muito secos com aqueles muito úmidos, cria um ambiente para uma série de problemas para os pets.

A insolação ou hipertermia é um problema bem comum também no calor. Principalmente em cachorros braquiocefálicos, aqueles com focinho curto, das raças Pug e Lhasa Apso, Buldogue e outros.

Neste caso de hipertermia, ocorre o aumento na frequência respiratório, podendo evoluir rápido para uma falta de ar, e em consequência o animal pode apresentar arroxeadão na região bucal e aumento de temperatura corporal. Podendo causar desmaios e convulsões, com risco até de morte.

Como proteger nossos pets dos riscos do verão?

Entender melhor todo o contexto dessa época do ano no corpo do seu amiguinho é um começo. Segue dicas valiosas para proteger seu pet no verão.

A seguir, vamos dar dicas valiosas para os cuidados e garantia da qualidade de vida do seu amado pet.

Primeira dica é um bom Anti Carrapatos e Pulgas

Existem vários produtos do segmento no mercado, contra pulgas e carrapatos, sempre bom por atenção no prazo de validade das aplicações, que geralmente gira em torno de três semanas a três meses.

Cuidar para seguir o passo a passo indicado da aplicação, com todas as indicações do produto para garantir a durabilidade e eficácia.

Um exemplo é evitar banhos e escovações no animal dois dias antes e dois dias depois do uso. São medidas simples que garantem maior controle das infestações.

Lembrando que pulgas e carrapatos são responsáveis por doenças bem sérias, como anemias e verminoses.

 

Segunda dica – cuidados com a hipertermia ou insolação

Evitar passear com os Pets em horários muito quentes, pois essa é uma das principais causas da insolação, mas também prestar atenção nos ambientes em que seu pet costuma ficar mesmo dentro de casa, se não está muito quente tentar manter um ambiente arejado para os pet e uma boa.

Passear com os pets nos períodos da manhã e a noite, em dias muitos quentes. Hidratar bem o animal durante todo o dia, oferecer água fresca e abundante, principalmente durante passeios, e fazer pausas em locais com sombra.

Dependendo da situação, até buscar a exposição do animal no ventilador ou  ar condicionado para baixar sua temperatura corporal.

 

Terceira Dica – antes de passear verificar a temperatura da calçada

Como saímos sempre calçados, muitas vezes esquecemos que nossas pets não. Então verificar a temperatura do calçado com as costas da mão é muito importante para evitar queimaduras nas patas.

 

Quarta dica – para animais com pelagem branca

Para os pets com pelagem branca precisam de cuidado redobrado, para prevenir o câncer de pele.

É isso mesmo existe produtos para proteção solar para específicos para pets, com sabor amargo para evitar que eles tirem o produto com as lambidas. precisa ser aplicadas principalmente em locais mais expostos ao sol como foucinhos, barrigas e pontas das orelhas.

Assim você garante a prevenção contra as queimaduras e câncer de pele.

 Quinta dica – Nunca deixar seu pet dentro de um carro

É normal sair de carro e com o cachorro para dar uma volta no verão, ou até mesmo para ir viajar. E pode haver uma necessidade de parar por um momento.

Jamais deixe eu cachorro trancado dentro do carro, no verão a temperatura de um carro parado aumenta muito rápido e em pouco minutos seu pet pode sofrer uma insolação e ir a óbito.

Sexta dica – Viajar com os pets

Nessa época as pessoas também costuma viajar bastante para o litoral, e claro seus pets vão junto, então além de todos os cuidados que já citamos a cima existem a questão dos mosquitos como pernilongos, que podem transmitir aos cachorros a dirofilariose.

Então verificar um produto que combate pulgas, carrapatos e repele mosquitos é uma boa opção para essa época do ano.

Sétima Dica – Check up anual

Então ao se preparar para a temporada de verão, é uma boa oportunidade de fazer um check up anual no seu pet.

Todos precisamos de tempos em tempos fazer um check up, marcar uma consulta, fazer alguns exames, então imagina seu pet que por natureza vive menos que nos seres humanos.

Então converse com seu veterinário ou com a gente do Vilalldogs e planeje para que você e seu melhor amigo possam curtir juntos os dias quentes com segurança.

Gostou das nossas dicas?  Então nos temos uma condição muito bacana de check up neste final de ano, clique e nos chame no whatsapp e confira!

 

Você pode se interessar pelos seguintes artigos:

Check up em Pets: saiba a importância de fazer anualmente

O que é leishmaniose em cães, quais sintomas e como prevenir?

Como prevenir a doença do verme do coração nos cachorros?