Você já ouviu falar em Dirofilariose? Este é um problema que atinge o coração principalmente dos cães, mas que raramente pode atingir também gatos, e pode ser fatal.
É causada por um verme chamado Dirofilaria Immitis. Esse verme, após cerca de 90 a 100 dias da infecção, se aloja do lado direito do coração, próximo aos grandes vasos sanguíneos, cuja função é conectar o coração aos pulmões, o que faz com que a doença também atinja o sistema respiratório.
A dirofilariose foi descoberta primeiramente nos Estados Unidos, no ano de 1847. A infecção de um animal é fonte para a infecção de outros, pois é transmitida por um mosquito, o que facilita a proliferação da doença de forma rápida, por isso é de extrema importância a prevenção.
É necessário sempre prestar muita atenção ao animal, pois, em geral, esta doença não costuma acusar sintomas nos primeiros meses .
Os principais sintomas da Dirofilariose são: tosse, falta de ar, emagrecimento, cor escura da língua, intolerância ao exercício e, quando a insuficiência cardíaca já se instalou, pode ocorrer falência do fígado e dos rins, podendo surgir aumento de volume abdominal e líquido nos pulmões.
A tosse geralmente é crônica.
O verme, como já está presente na fase adulta no cão infectado, deposita larvas minúsculas, não vistas a olho nu, que vivem e se proliferam no sangue e são chamadas de microfilárias.
O mosquito (vetor) ao picar um animal infectado, sintomático ou não, suga as microfilárias, que se desenvolvem neste vetor, que ao picar outro animal, deposita o verme, transmitindo assim a doença.
Devemos nos informar e saber como prevenir a doença do verme do coração. Uma preocupação é a falta de indícios e sintomas da doença, que maior parte dos animais contaminados não apresentam.
O diagnóstico da doença deve ser feito com exames clínicos, exames complementares, como o raio x, ecocardiograma e exames de sangue. E o tratamento deve ser feito somente com a supervisão de um médico veterinário.
A melhor maneira de previnir a Dirofilariose é consultar seu Médico Veterinário para saber a possibilidade do uso da vacina e ou de medicamentos preventivos.
Pessoas podem ter essa doença?
Isto é muito raro e não acontece pelo contato com os cães e gatos. Para uma pessoa pegar a doença, ela também tem que ser picada pelos mosquitos. Em pessoas, os vermes não vão para o coração, mas ficam em forma de cistos nos pulmões.
Confira em outros artigs com dicas para melhorar a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação!
Limpeza de tártaro em cães e gatos, quais perigos e benefícios em fazer?
Como saber se seu cachorro está gripado?
Comentários