(11) 3642-1118 contato@vilalldogs.com.br

É importante escovar os dentes de cachorros e gatos com uma certa frequência. Mas muitos tutores acabam descuidando disso, e no fim, terão de levar os animais para uma clínica veterinária, a fim de fazer a limpeza de tártaro.

Se você tem um animal de estimação, é importante que saiba que é recomendável investir na prevenção de doenças periodontais em seus bichinhos. De forma simples e prática, é possível cuidar corretamente na hora de limpar.

O que é o tártaro em cães e gatos?

Também chamado de cálculo dentário, o tártaro é quando há o acúmulo de placas dentárias. Ali, as bactérias passam a se organizar e a produzir toxinas que podem levar à gengivite. Devido ao fato de que os animais não têm os dentes escovados corretamente, este acúmulo de placas vai se tornando maior, até calcificar, formando o tártaro.

Além da questão visual, o primeiro sintoma que evidencia a existência de tártaro, é o mau hálito. Este quadro pode evoluir para uma gengivite crônica, levando à perda de dentes e em casos mais crônicos, órgãos vitais como rins, fígado e coração por ser acometidos.

A limpeza de tártaros nos felinos e caninos

É importante ressaltar que a remoção do tártaro em cães e gatos precisa ser feita em uma clínica veterinária. Isso porque o procedimento envolve anestesia geral, e o estado de saúde animal deve ser avaliado por um médico veterinário antes de qualquer intervenção.

Uma maneira alternativa de se fazer um tratamento auxiliar, nestes casos, incluem produtos que podem ser encontrados em lojas pet shop, que visam a prevenção, de forma a evitar o acúmulo de placas bacterianas, bem como a criação de tártaro.

Alguns produtos podem ser colocados juntos com a ração, ou água, e servem como atuantes na saliva do cachorro. Assim, a barreira onde as bactérias se formam fica cada vez mais frágil. Na dúvida, sempre faça a consulta com veterinários de confiança, antes de fazer a compra de qualquer produto.

Leve seu animal a um veterinário, para avaliar a limpeza de tártaro

É válido recorrer sempre a consultas anuais com o médico veterinário, a fim de que seja avaliada a necessidade de se fazer a limpeza. Em uma época da vida do cão, um dia será necessário fazer este tipo de procedimento.

Procure sempre por um profissional de sua confiança, e realize o atendimento que mais for recomendável fazer. Como saúde é coisa séria, escolha sempre por clínicas veterinárias de bom conceito no mercado. Além disso, verifique indicações de outras pessoas, e analise sobre como é a atenção que vão dar com seu animal.

Se quiser mais informações, pode nos chamar no WhatsApp!